Veja quais são os principais critérios para o INSS aprovar um empréstimo consignado.
by FamCred in informação
Quando estamos precisando de dinheiro para fazer algo, e não temos paciência de juntar até obter a quantia desejada, surge logo a vontade de fazer um empréstimo, porém a ansiedade é tanta que não sabemos nem por onde começar. Por esse motivo é importante entender todos os passos da aprovação do seu crédito, para alinhar as expectativas e saber qual o prazo da averbação.
Há muito tempo as pessoas procuram por um empréstimo que é bastante acessível e fácil de adquirir, estamos falando do consignado.
A margem consignável, é o valor máximo da renda mensal da aposentadoria ou pensão por morte a ser comprometida para contratação do empréstimo. Nessa modalidade os descontos não poderão exceder o limite de 35%. Ficando da seguinte forma:
Até 30% (trinta por cento) para as operações de empréstimo pessoal e até 5% (cinco por cento) para as operações de cartão de crédito.
O beneficiário não é obrigado a obter empréstimo no banco em que recebe o pagamento, podendo optar pela instituição financeira que oferece menor taxa de juros. Mas para garantir a segurança da operação, o valor do empréstimo terá que ser creditado diretamente na conta em que a pessoa recebe o benefício.
Para evitar irregularidades, os empréstimos e cartão de crédito deverão, obrigatoriamente, serem contratados no Estado em que o aposentado ou pensionista reside e recebe o benefício.
O crédito consignado também pode ser contratado por trabalhadores de empresas privadas. De acordo com a Lei do Empréstimo Consignado, em vigor desde 2003, o funcionário nem precisa possuir um tempo mínimo de carteira assinada para usufruir deste benefício.
Cerca de 85% dos tomadores de empréstimo consignado são servidores públicos, beneficiários do INSS e militares das Forças Armadas.
Para esses públicos, a Lei 10.820/2003 estipula que a taxa de juros nominal mensal máxima é de 2,08%, e o prazo de pagamento pode chegar a 72 meses.
Para os servidores públicos, as taxas de juros do empréstimo consignado não podem ultrapassar 2,05% ao mês e o prazo para pagamento é mais extenso, podendo chegar a 96 meses.
No entanto, a Lei n° 10.820/2003 determina que empresas do setor privado também podem firmar parcerias com instituições financeiras e disponibilizar o crédito como um dos tipos de benefícios para os funcionários.
Atualmente, o trabalhador de empresa privada encontra juros médios de 2,4% ao mês. Apesar da taxa ser mais alta do que o cobrado dos beneficiários do INSS ou Servidores Públicos, é muito mais atrativa do que as praticadas no cartão de crédito ou cheque especial.
Como o aposentado ou pensionista do INSS tem o empréstimo consignado descontado diretamente da folha de pagamento do benefício do INSS, é necessário que o contratante esteja vinculado a algum benefício pago pelo Instituto.
É necessário que se saiba que o valor que conseguirá contratar para o seu empréstimo depende diretamente do quanto tem de margem disponível.
A margem consignável, atualmente, está em 40%, o que significa que você pode comprometer até 35% do que recebe de benefício do INSS com empréstimos consignados e os 5% restantes com cartão de crédito consignado.
Embora não exista uma lei que de fato proíba a concessão de empréstimos consignados a pessoas com mais de 80 anos, é comum que as instituições financeiras, que têm liberdade para estabelecer suas próprias regras quanto à idade, coloquem este limite. Assim, é costume dos bancos optarem por limitar a contratação para adultos entre 18 e 80 anos.
Para adquiri o seu consignado precisará apresentar alguns documentos, são eles:
RG e CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda, no caso, o extrato do seu benefício do INSS é suficiente.
É preciso também ter uma conta bancária para receber o dinheiro do empréstimo consignado, no entanto não é rigorosamente necessário ter conta aberta na mesma instituição financeira em que o empréstimo consignado é contratado.
Assim, é necessário ter uma conta corrente ou poupança aberta em um banco da sua preferência. Como medida de segurança, porém, a conta deve ser da mesma titularidade do contratante do empréstimo.
Finalizando, para que o seu empréstimo consignado seja contratado com sucesso, é necessário que o banco escolhido seja conveniado do INSS.
Assim, podem garantir ao contratante todas as condições atraentes do empréstimo consignado, como os juros baixos, o desconto em folha e o prazo de até 84 meses para pagamento.
Quer saber tudo sobre essa forma de empréstimo? Nos procure para mais informações!