Está pensando em contratar uma linha de crédito, mas não sabe quais são os tipos de empréstimo oferecidos pelo mercado financeiro?
Saiba que é possível contratar diferentes opções, para as mais diversas necessidades. Você pode optar por um empréstimo consignado, crédito pessoal, entre outros.
Além de poder solicitar um crédito para diversos fins, como: financiamento da sua faculdade, de um carro, casa e outros.
Veja abaixo alguns dos principais tipos de empréstimos que há no mercado financeiro.
1- Empréstimo pessoal.
Essa modalidade é uma das mais comuns e acessíveis. Como o próprio nome já indica, o empréstimo pessoal, ou pode ser chamado também de crédito pessoal, se baseia em uma relação direta entre a instituição financeira e a pessoa interessada em contratar o serviço.
A principal desvantagem do empréstimo pessoal, está nas altas taxas de juros praticadas. Comparado a outras modalidades, o empréstimo pessoal pode apresentar custos consideravelmente mais altos, fazendo dele uma opção que merece um pouco mais de atenção.
Diferente de outros tipos de empréstimos, ao contratar o serviço, o cliente não entrega nenhum bem em garantia. Por essa razão, os riscos acabam sendo maiores para as financeiras, que os compensam com juros mais elevados.
2-Empréstimo consignado
Também conhecido como crédito consignado, essa opção é uma solução que chama muita atenção por ser prática de ser solicitada. Nesse caso, os valores do empréstimo serão cobrados diretamente na folha de pagamento ou da aposentadoria de quem solicitou.
Pelo fato do pagamento ser descontado direto do salário ou do INSS do contratante, a liberação do crédito costuma ser muito simples e rápida de ser feita. Hoje em dia é possível contratar crédito consignado através de aplicativos de bancos ou sites (online).
Além da facilidade, essa opção também é muito procurada porque possui taxas de juros menores e prazos mais longos para pagamento.
3-Empréstimo por penhor
De maneira simples, o penhor, nada mais é do que entregar algum bem de valor como garantia de um empréstimo. Ou seja, ao solicitar uma determinada quantia, o contratante deixa algum bem como forma de garantir o pagamento da dívida, podendo ser uma joia, um relógio ou qualquer objeto de valor. Logo que o empréstimo for quitado, o bem penhorado é devolvido.
Os riscos de prejuízo para o contratante acabam sendo maiores. É muito comum a penhora de objetos de valor mais alto do que aquele que foi pego como empréstimo.
Portanto, caso o pagamento não seja feito, há a possibilidade de se perder o bem penhorado em favor da instituição financeira.
4- Crédito consolidado
Como o próprio nome já diz, essa opção faz uma consolidação das dívidas.
Por exemplo: se você tem uma dívida de cheque especial, cartão de crédito e empréstimo em um banco. Para pagar tudo isso, você pode verificar se a instituição financeira oferece crédito consolidado. Ou seja, você terá apenas uma dívida a pagar (que incluirá todas as outras).
5- Cheque especial.
O cheque especial é, um dos tipos de empréstimos mais conhecidos pelo público.
O cheque especial é um valor pré-aprovado que fica à disposição do cliente direto em sua conta, podendo ser utilizado sempre que quiser. Um exemplo usual de uso do cheque especial é quando o cliente gasta mais do que tem disponível em sua conta. Assim, o valor excedente é debitado diretamente do limite de cheque especial, deixando a sua conta com saldo negativo.
As desvantagens do cheque especial é as suas altas taxas de juros. Essa modalidade de empréstimo é a que apresenta os custos mais elevados do mercado, podendo ultrapassar os 14% ao mês.
Se deseja saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.