Empréstimo pessoal ou empréstimo consignado?
by FamCred in Dicas
Todos os dias pensamos em várias oportunidades de melhorar a nossa vida financeira e com tantos anúncios de propagandas de financiamento, empréstimos, crédito consignado na TV, no telefone, na rua, em panfletos e nos jornais ficamos tentados a procurar saber mais sobre esse assunto para pode resolver alguns dos nossos problemas.
Se você está passando por uma situação de descontrole financeiro, às vezes fica difícil resistir a esta tentação. Afinal de contas, quem não quer aquele dinheirinho extra, para pagar em várias parcelas um pequeno valor sem comprometer muito o orçamento, não é mesmo?
Existe duas ótimas opções no mercado financeiro que pode te ajudar: o empréstimo pessoal e o consignado.
Veja abaixo qual desses empréstimos se encaixa melhor as suas necessidades.
Empréstimo pessoal.
O empréstimo pessoal é a modalidade de crédito mais oferecida em todo o país por quase todas as instituições financeiras. De maneira geral, não existe burocracia para que a solicitação do crédito pessoal seja concedida, uma vez que a grande maioria dos solicitantes já são clientes do banco em questão e já atendem aos pré-requisitos, isto é, têm mais de 18 anos e possuem renda comprovada.
Ele nos ajuda naquelas despesas imediatas, por exemplo, conserto do carro, pagar divida, reforma da casa etc.
Se você chegou à conclusão de que a contratação de um empréstimo pessoal é a única alternativa no momento, a primeira coisa a fazer é procurar a instituição financeira em que você tem conta. O seu banco deve ser sempre a sua primeira opção para não cair nos diversos golpes do “empréstimo fácil”, que existem por aí.
O segundo passo é negociar com o seu gerente as condições de pagamento do valor desejado e ficar bem atento às taxas de juros.
Empréstimo consignado.
Já o empréstimo consignado é um tipo de empréstimo pessoal em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do devedor. Para pegar um consignado é preciso ser funcionário público, aposentado, pensionista ou trabalhador de empresa privada que tenha convênio com uma instituição financeira para oferecer esse tipo de crédito.
A sua grande vantagem é que ele possui juros mais baixos do que o cheque especial, com desconto das parcelas direto da folha de pagamento, o que possibilita a contratação mesmo em caso de “nome sujo”.
As principais diferenças entre esses empréstimos é que no pessoal, tende a ter juros mais altos por não ter uma garantia; já o pessoal com garantia, usa um bem já quitado como segurança de que a dívida será paga e por isso tem juros menores; e o pessoal consignado, tem desconto direto na folha de pagamento e, consequentemente, melhores taxas.
Ficou em dúvida na hora de escolher qual é o melhor? Entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.