Header widget area left
Header widget area right

Dicas para quitar dívidas com juros altos pagando menos.

by FamCred in Dicas

Quando se pensa em financiamento ou empréstimo a primeira frase que vem à mente é: Não vou fazer porque os juros são muito altos. Além disso existe a preocupação extra de saber se as parcelas vão caber no seu bolso. Se essa for a sua preocupação, saiba que existem  maneiras de facilitar a sua vida, você pode quitar suas dívidas com juros altos, pagando um valor menor, não é uma ótima notícia?

Se está pagando mais do que poderia, ou deveria e acha que a sua situação não tem mais jeito, e isso está o deixando muito preocupado, fique tranquilo, há maneiras de amenizar esse problema, afinal ter uma dívida é algo que preocupa e deixa toda nossa vida refém dessa situação.

Confira as nossas dicas abaixo e veja como é fácil resolver esse problema!

1. Organize-se!

Essa é a primeira ação que precisa tomar, pois se a sua situação chegou a esse ponto é sinal que faltou organização!

É muito importante que você tenha consciência de quanto ganha e do quanto se pode gastar, não faça dívidas onde as parcelas ultrapassam o seu orçamento, isso pode virar uma bola de neve sem fim.

Porém se já se encontra sem poder pagar a sua dívida, o mais importante agora é saber qual o valor total dela. Se for possível, saber também quanto você está pagando de juros. Afinal, se você pensa em negociar a taxa de juros, informe-se de quanto ela é.

Procura se inteirar sobre o Custo Efetivo Total, o CET da sua dívida é outra informação que vai te trazer mais clareza sobre quanto você está realmente devendo. Ele nada mais é do que o valor bruto da sua dívida, sem os encargos e taxas.

Após organizar todas as contas, você também terá condições de saber quais são as dívidas que precisam ser pagas primeiro. Isso porque, aquelas que possuem juros mais altos, certamente vão gerar mais dor de cabeça no futuro. Por isso é sempre melhor começar a negociação por elas!

2- Procure renegociar a dívida.

Depois que tiver ciência do real custo da sua dívida, é hora de pensar em renegociar, procure uma instituição financeira para lhe ajudar nessa parte. Assim como você, os bancos também têm interesse em resolver essa questão, afinal esta causa está pendente para eles também.

Porém lembre-se, que não adianta só diminuir o valor da parcela. Isso porque, provavelmente, seu empréstimo ou financiamento possui o chamado juro composto. Isto é, quanto maior o número de parcelas, maior será a incidência da taxa de juros.

Fazer um planejamento e ponderar bem qual será a negociação com o banco é muito importante, pois assim quando você fizer as contas do valor total devido após aumentar o número de parcelas, saberá que o montante será muito maior do que era inicialmente.

Existe uma lei chamada Lei do Superendividamento, ela favorece as negociações entre devedores e credores, definindo que quem está inadimplente precisa ter um valor mínimo de renda para viver. Existe uma porcentagem máxima da renda mensal que pode ficar comprometida com dívidas.

Sendo assim, é possível solicitar judicialmente que o valor mensal da dívida não seja maior do que esse mínimo existencial, logo o juiz pode fixar esse valor de maneira obrigatória.

3- Feirões de negociação.

Os feirões são organizados por órgãos de proteção ao crédito ou instituições financeiras que querem ajudar seus clientes a quitar dívidas, sejam elas com juros altos ou não. Elas podem facilitar o pagamento da sua dívida.

Existem dois feirões bem conhecidos no mercado:

Feirão Limpa Nome do Serasa

Através desse feirão, você pode negociar sua dívida totalmente online. Se o banco no qual você tem dívida é parceiro do Serasa, você negocia online diretamente com ele.

Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN.

Através de uma parceria com o Procon, ela realiza mutirões de negociação de dívidas.

4- Faça uma portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito é um facilitador na hora de renegociar, pois é uma forma de pagar uma dívida fazendo um outro empréstimo, porém com melhores condições de pagamentos e taxas de juros menores.

Quando se sabe exatamente o valor que está devendo fica mais fácil, pois poderá procurar outras instituições que ofereçam propostas mais atrativas. O bom disso tudo é poder fazer um novo empréstimo e pagar o anterior.

Se gostou das dicas e quer saber mais, entre em contato conosco.

Categorias