Header widget area left
Header widget area right

Saiba quem pode fazer empréstimo consignado utilizando o FGTS.

by FamCred in informação

Nem todo mundo conhece os mais variados tipos de empréstimos que há disponíveis no mercado financeiro, como é o caso do empréstimo utilizando o FGTS. Saiba que dá pra conseguir crédito de diferentes maneiras e uma delas é usando o valor do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O empréstimo com FGTS pode ser solicitado apenas por pessoas que trabalham com carteira assinada, diferentemente das modalidades de empréstimo consignado mais tradicionais, que também contemplam servidores públicos e aposentados ou pensionistas do INSS.

Porém, para que o trabalhador consiga acionar esse modelo, é necessário que a empresa em que ele trabalha tenha vínculo com o banco que oferece esse tipo de empréstimo. Além dessas exigências, outras regras precisam ser seguidas para a liberação do crédito, como:

  • O solicitante deve ter mais de 18 anos;
  • Deve estar empregado a, pelo menos, 12 meses;
  • Ter conta no banco que tenha vínculo a empresa em que trabalha;
  • Estar com o CPF regularizado na Receita Federal;
  • Não estar inadimplente com a instituição.

Essa modalidade de consignado com o uso do FGTS é exclusiva para trabalhadores de carteira assinada, e que possuem dinheiro na conta do FGTS. Porque ele vai utilizar como garantia de pagamento justamente esse dinheiro que está sendo depositado na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do trabalhador.

Existem muitos consignados que são voltados para o funcionário público ou pros beneficiários do INSS. Esse tipo de empréstimo consignado acaba tendo juros mais baixos. Pelo fato do pagamento ser garantido, não tem risco de inadimplência. Porém, a maioria das pessoas não tem acesso a esse tipo de crédito, por isso, o adiantamento do FGTS veio para facilitar.

O empréstimo com FGTS é uma modalidade de crédito consignado que usa o fundo de garantia do cliente para se resguardar caso o acordo não seja honrado. Ou seja, se o valor acordado não for pago, a instituição vai retirar o que é devido diretamente do benefício.

Justamente por contar com essa garantia, o acesso a essa linha de crédito é mais facilitado. Além disso, é possível conseguir taxas de juros e encargos bem abaixo, em comparação aos modelos tradicionais de empréstimo.

O empréstimo consignado com FGTS funciona como um consignado convencional, mas segue as regras definidas na Lei 13.313/2016, que institui essa possibilidade de crédito no país.

As regras são as seguintes:

O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário;
Os juros do empréstimo podem chegar no máximo 3,5% ao mês;
Ao contrário do consignado privado convencional, o empréstimo consignado com FGTS tem até 48 vezes para parcelamento da dívida;
A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Se gostou dessas dicas é quer saber mais sobre esse tipo de empréstimo, entre em contato conosco e veja se você está apto a contratar esse serviço. Estaremos a disposição para atendê-lo e oferecer a melhor solução para o seu possível problema.

Obs. As Leis sobre o saque do FGTS poderão sofrer algumas alterações em 2023. Fique atento as novas mudanças do Governo Federal sobre essa modalidade de crédito.

Categorias