Como se proteger do golpe do empréstimo consignado.
by FamCred in Dicas
O mercado financeiro cada vez mais oferece oportunidades de empréstimos para a população, nas mais diversas modalidades, isso tem ajudado a muitas pessoas a quitarem suas dividas, no entanto é preciso ficar alerta quando se contrata os serviços das financiadoras, procure empresas sérias, pois com o crescimento dessa modalidade, também aumentam os golpes. Em 2021, as queixas em relação a esse tipo de empréstimo subiram 28% no Procon de São Paulo, chegando a 8.355 queixas. Em 2022, até setembro, já foram registradas 4.600 reclamações.
O golpe do empréstimo consignado faz parte dessa estatística, é aplicado principalmente em aposentados e funcionários públicos.
Entenda como é a ação dos criminosos:
Empréstimo consignado.
Nessa modalidade, os criminosos conseguem dados como nome, endereço e CPF da pessoa, e fazem um empréstimo em nome dela em alguma instituição financeira.
Esses dados podem ser obtidos em outros golpes comuns como o phishing e o smishing, ou ainda em vazamentos de dados. Cuidado para a curiosidade não provocar o vazamento de dados pessoais! Os golpes para roubo de informações e fraudes tomam diferentes formatos e apelos, mas têm um só objetivo, que é enganar. O nome mais conhecido das ações criminosas para “pescar” dados ou roubar dinheiro é phishing, mas há variações chamadas de smishing e vishing.
Assim que o dinheiro cai na conta da vítima, o golpista entra em contato se passando por um funcionário do banco que concedeu o crédito, diz que houve um engano e solicita a devolução do valor via Pix ou transferência bancária.
Quando a pessoa faz a transferência, ela está, na verdade, mandando o dinheiro direto para a conta do golpista e ficando com um empréstimo para pagar.
A vítima só se dá conta quando o banco começa a debitar as parcelas do empréstimo da folha de pagamento, e então já é tarde demais para reaver o dinheiro.
Golpe do empréstimo consignado (instituições)
Nessa versão, o golpe do empréstimo consignado é feito pelas próprias instituições financeiras. Basicamente, a empresa concede o crédito sem a autorização do aposentado ou funcionário público.
Assim, a instituição lucra com a cobrança de juros, e a vítima precisa entrar na justiça para cancelar a operação.
Veja algumas dicas de como se prevenir de um possível golpe.
1- Evite fornecer dados da conta corrente e do cadastro do INSS para desconhecidos e suspeite de contatos telefônicos em nome da Previdência Social;
2- Não comprometa um valor que possa interferir nos seus gastos básicos. O ideal é que a parcela do empréstimo consignado não passe de 30% do seu rendimento;
3- Solicite o custo efetivo total da operação de crédito e veja se os juros aumentam com o passar dos meses;
4- Pesquise sobre a idoneidade de instituições financeiras desconhecidas;
5- Pesquise entre as instituições financeiras para obter melhores taxas de juros;
6- Não aceite que o banco condicione a liberação do crédito consignado à contratação de seguros ou outros serviços. Tal prática configura-se como “venda casada” e é proibida;
7- Se sofrer uma cobrança indevida, faça uma reclamação formal junto ao Procon da sua cidade ou pelo site consumidor.gov.br.
Fique atento, procure uma instituição segura, para não ser enganado! Caso deseje saber mais sobre empréstimo consignado entre em contato conosco e tire suas dúvidas.