Header widget area left
Header widget area right

Como não se endividar durante o ano?

by FamCred in Dicas

Na nossa vida adulta o endividamento passa a fazer parte da vida e causa preocupações sobre como manter as despesas em dia.

No entanto, existem algumas formas de evitar dívidas que consumam grande parte do salário. Além disso, é possível manter o equilíbrio para viver dias mais tranquilos e manter as suas finanças em ordem.

Para escapar delas, é muito importante que você cuide da saúde financeira. Entenda como organizar e planejar o seu orçamento bem como seus gastos. Pode parecer complicado, mas, tomando algumas atitudes simples, é possível manter as suas finanças equilibradas.

Veja algumas dicas de como evitar grandes dívidas.

1- Não gaste mais do que recebe.

O primeiro passo de como não se endividar é aprender a controlar os gastos de acordo com nosso salário. Embora seja uma regra simples, são pouquíssimas as pessoas que conseguem segui-la. Geralmente, há um descontrole e os consumidores acabam gastando mais dinheiro durante o mês do que recebem no mesmo período.

2- Crie uma planilha de gastos.

O planejamento das suas finanças de forma estruturada auxilia a ter a noção exata em relação aos seus gastos. Assim, é possível que você consiga saber qual é a realidade em que as suas finanças estão inseridas.

Sem planejamento, é mais provável que as dívidas acabem se acumulando. Uma vez que você apenas gasta o seu dinheiro, sem saber exatamente quanto, como e com o que.

O planejamento é o que garante que as suas contas estejam em ordem, e que você consiga não apenas pagar tudo aquilo que deve. Mas também consiga realizar seus sonhos e objetivos, poupar dinheiro para o futuro, ter uma reserva financeira para emergências.

3- Quite as suas dívidas.

Se por acaso você já tiver algumas dívidas acumuladas, e precisa quitá-las para sair do vermelho, o primeiro passo que você deve dar, é o de não fazer mais nenhuma dívida no momento.

O segundo passo é calcular o valor exato de quanto você está devendo neste momento, principalmente se você estiver devendo para mais de um credor. Depois de organizar suas pendências, colocando tudo na ponta do lápis, decida como vai fazer para quitá-las.

Afinal de contas, para poder fazer o pagamento de todas as suas dívidas, a primeira coisa que você deve saber é o quanto exatamente você está devendo.

E se as dívidas já se acumularam, é necessário que você trace algumas estratégias para conseguir pagar o mais rápido possível, ou cada vez mais o seu endividamento será maior.

Se deseja saber mais sobre como ficar livre das suas contas entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Categorias